Olá novamente,
Esta é a segunda parte da introdução à aplicação Blender.
A última mensagem terminou com um exercício que permitia movimentar objectos pelo espaço 3D utilizando a tecla G ("grab" - agarrar)
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Primeiro que tudo vou rever alguns aspectos importantes da última mensagem:
O espaço 3D do Blender surge com 3 objectos:
A Câmara, a Lâmpada e o Cubo;
Botão Direito do Rato - Seleccionar Objectos;
Contorno Laranja - Objectos actualmente seleccionados;
Setas Vermelha, Azul e Verde - Eixos dos x's, y's e z's;
Botão Esquerdo do Rato - Arrastar objectos ao longo dos eixos;
Tecla G - Agarra o objecto seleccionado e move-o;
Teclas G-X, G-Y e G-Z - Agarra e move um objecto ao longo do eixo seleccionado.
Neste pequeno resumo podemos ver que esta aplicação usa e abusa da combinação de teclas e botões do rato, habituem-se, pois vai ser sempre assim!
;-)
Nesta mensagem vamos tentar aplicar novas combinações de teclas:
R - Roda um objecto;
R-X, R-Y e R-Z - Roda o objecto ao longo do eixo escolhido.
Outro botão bastante importante é a roda do rato, que serve para:
-Fazer zoom-in e zoom-out do espaço 3D;
-Quando está pressionada e movemos o rato podemos ver todo o espaço de outras perspectivas:
Tentem brincar um pouco com estas novas opções.
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prof-2004
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