sexta-feira, 15 de abril de 2011

Intro ao Blender - Parte 2


Olá novamente,

Esta é a segunda parte da introdução à aplicação Blender.



A última mensagem terminou com um exercício que permitia movimentar objectos pelo espaço 3D utilizando a tecla G ("grab" - agarrar)

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Primeiro que tudo vou rever alguns aspectos importantes da última mensagem:

O espaço 3D do Blender surge com 3 objectos:
A Câmara, a Lâmpada e o Cubo;

Botão Direito do Rato - Seleccionar Objectos;

Contorno Laranja - Objectos actualmente seleccionados;

Setas Vermelha, Azul e Verde - Eixos dos x's, y's e z's;

Botão Esquerdo do Rato - Arrastar objectos ao longo dos eixos;

Tecla G - Agarra o objecto seleccionado e move-o;

Teclas G-X, G-Y e G-Z - Agarra e move um objecto ao longo do eixo seleccionado.

Neste pequeno resumo podemos ver que esta aplicação usa e abusa da combinação de teclas e botões do rato, habituem-se, pois vai ser sempre assim!

;-)

Nesta mensagem vamos tentar aplicar novas combinações de teclas:

R - Roda um objecto;

R-X, R-Y e R-Z - Roda o objecto ao longo do eixo escolhido.


Outro botão bastante importante é a roda do rato, que serve para:

-Fazer zoom-in e zoom-out do espaço 3D;

-Quando está pressionada e movemos o rato podemos ver todo o espaço de outras perspectivas:


Tentem brincar um pouco com estas novas opções.

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prof-2004

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