segunda-feira, 16 de maio de 2011

B. Intro: Parte 5 - UvUnwrap


Desta vez irei demonstrar como aplicar texturas nos diferentes objetos que fazem parte de um cenário 3D.

Para isto terei de vos falar no dois modos principais que normalmente se utilizam no Blender: o Object Mode e o Edit Mode.


Podemos alternar entre estes dois modos recorrendo à tecla TAB.

Ou pelo seguinte menu:


Quando abrimos o Blender, este está no modo OBJECT. Neste podemos, como já vimos, rodar, redimensionar e deslocar objetos.

Ao mudar para o EDIT mode temos acesso a uma nova gama de opções:


Nomeadamente à seleção de faces, arestas e vértices dos objetos selecionados:


Mas por agora apenas quero mostrar um novo menu que surgiu no EDIT mode:


Esta opção ( MESH ), apenas surge neste modo e permite entre outras coisas, aplicar texturas em objetos.

NOTA1: Repete na tua sessão do Blender este mesmo passo (Seleciona o Cubo, Muda para EDIT MODE, Aplica o unrap: Mesh>UVunwrap>Unwrap)

- - -

A janela do Blender que estamos a utilizar é a chamada 3Dview, ou vista 3D:


É caracterizada por um pequeno cubo tridimensional na canto inferior esquerdo.

Para aplicar uma textura no objeto, este deverá estar selecionado e devemos estar a trabalhar no modo de edição - EDIT. Por fim, devemos mudar da vista 3D para a vista UV:


Aqui, o cenário muda completamente, passando de um espaço 3D para algo mais parecido a edição de imagem.

Para já basta abrir um qualquer imagem que tenham no vosso PC:


Agora, ao mudar para a vista 3D podemos ver o resultado!

NOTA2: Terão de mudar ainda mais um aspeto do Blender, neste caso, para a vista texturizada do objeto:


;-)


Experimentem, pois a prática faz a perfeição!

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prof-2004

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