quarta-feira, 4 de maio de 2011

B. Intro: Parte4 - Importar Objectos


Boas

Como já vimos antes, podemos criar ambientes tridimensionais recorrendo a objectos que o Blender já trás consigo.


Contudo os modelos são simples demais e ficamos bastante limitados com o que podemos fazer com eles.

Existem diversos sites que possuem modelos 3D bastante elaborados, uns gratuitos e outros pagos. Existem modelos de diferentes formatos, sendo os mais comuns os *.3DS, *.OBJ, *.FBX e COLLADA (*.DAE)

O blender pode utilizar ficheiros de muitos formatos mas o sue tipo especifico é o *.BLEND. Estes podem armazenar mais do que um simples objecto, permitindo guardar paisagens, iluminações, câmaras e animações.

Para utilizarmos ficheiros de outro tipo no Blender, por exemplo, um ficheiro *.3DS temos de o importar:


NOTA: Não esquecer a importância do Cursor 3D.

Aqui vos deixo um ficheiro *.3DS para testarem:


NOTA2: Como podem comparar, a imagem do canhão acima tem várias cores, ou seja, uma textura. O Modelo 3ds que vos forneço não tem qualquer cor. A próxima mensagem neste blogue será pois sobre este mesmo assunto.

NOTA3: O ficheiro original não é meu e pode ser encontrado em formato *.BLEND, num site bastante útil repleto de modelos 3D, onde os seus utilizadores, entre os quais me incluo, trocam ficheiros entre si:

Apresento-vos o BLENDSWAP:

 
___________
prof-2004

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates