Boas
Como já vimos antes, podemos criar ambientes tridimensionais recorrendo a objectos que o Blender já trás consigo.
Contudo os modelos são simples demais e ficamos bastante limitados com o que podemos fazer com eles.
Existem diversos sites que possuem modelos 3D bastante elaborados, uns gratuitos e outros pagos. Existem modelos de diferentes formatos, sendo os mais comuns os *.3DS, *.OBJ, *.FBX e COLLADA (*.DAE)
O blender pode utilizar ficheiros de muitos formatos mas o sue tipo especifico é o *.BLEND. Estes podem armazenar mais do que um simples objecto, permitindo guardar paisagens, iluminações, câmaras e animações.
Para utilizarmos ficheiros de outro tipo no Blender, por exemplo, um ficheiro *.3DS temos de o importar:
NOTA: Não esquecer a importância do Cursor 3D.
Aqui vos deixo um ficheiro *.3DS para testarem:
NOTA2: Como podem comparar, a imagem do canhão acima tem várias cores, ou seja, uma textura. O Modelo 3ds que vos forneço não tem qualquer cor. A próxima mensagem neste blogue será pois sobre este mesmo assunto.
NOTA3: O ficheiro original não é meu e pode ser encontrado em formato *.BLEND, num site bastante útil repleto de modelos 3D, onde os seus utilizadores, entre os quais me incluo, trocam ficheiros entre si:
NOTA3: O ficheiro original não é meu e pode ser encontrado em formato *.BLEND, num site bastante útil repleto de modelos 3D, onde os seus utilizadores, entre os quais me incluo, trocam ficheiros entre si:
Apresento-vos o BLENDSWAP:
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prof-2004
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