terça-feira, 17 de maio de 2011

Tutorial - Skydome


Como na última mensagem sobre 'A Introdução ao Blender' foi sobre texturas e como as colocar em objetos, hoje criarei um tutorial sobre como criar um céu, por exemplo, para usar em jogos.

Este é um exemplo de céu que irei utilizar no jogo paraSHOOTER (razão da criação deste blogue.)

Ficará algo deste tipo:


O ficheiro final poderá desde já baixado aqui.

- - -

Vamos então ao know-how para que possam fazer a partir do zero ou modificar o exemplo que vos deixei.

Quando abrimos o Blender, a cena inicial trás já uma fonte de luz, uma câmara e um Cubo. Vamos substituir o cubo por uma esfera:

Apaga-se o Cubo:
E adiciona-se uma esfera:
Como a esfera vem pequena devemos aumentá-la (tecla S do teclado):
Mudamos para Edit-Mode:

Agora vamos ver uma parte que ainda não abordada na 'Introdução ao Blender':

Como selecionar vértices/arestas/faces no edit-mode!

Quando estamos no modo de edição (edit-mode), temos acesso a três pequenos botões que permitem selecioná-las:


Mas, normalmente, tantos os vértices, arestas e faces são abundantes num modelo 3D. É aqui que entra as teclas 'A' e 'B' do teclado.

A tecla 'a' permite selecionar e de-selecionar todas ao mesmo tempo (como na imagem acima).

A tecla 'b' permite criar uma seleção composta apenas pelas arestas/vértices/faces desejadas:



Para o nosso céu iremos utilizar apenas a parte superior desta esfera, devemos pois apagar (deletar) a parte que não nos interessa:

Ficando assim:

Como se vê, neste momento não está nenhuma face selecionada.
Para aplicar uma textura, estas devem estar todas selecionadas - tecla 'a'.

Usando os conhecimentos obtidos na última mensagem 'B. Intro: Parte5 - UvUnwrap', vamos colocar a textura:

1-Criamos o mapa de UV relaivo à semi-esfera (mesh-uvunwrap-unwrap).
 2-Mudamos para o modo de UV.
 3-Aplicamos a imagem.
4-Regressamos à vista anterior (3Dview).
5-Colocamos no modo texturizado.


Por agora, e como ainda não entrámos mesmo no motor de jogo do Blender (Blender Game Engine), ficamos por aqui.

___________
prof-2004

2 comentários:

Anónimo disse...

Estou a trabalhar no blender 249.b e a textura nao aparece no render, mas em modo texturizado. sabe o que pode ser?
obrigadao e nao pares ;)

prof2004 disse...

Talvez seja do unwrap. Convem também criar materiais e texturas (image or movie) apontadas para o UV.

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