terça-feira, 24 de maio de 2011

Tutorial 3 - Criar um Logótipo no GIMP



Olá novamente, desta vez irei demonstrar como criar um Logótipo para o meu jogo.

Primeiro que tudo tive de pensar no jogo em si, o logo deverá estar relacionado com o mesmo, com um aspeto e cores que digam alguma coisa acerca do jogo.

Então fui pesquisar na Internet um tipo de letra e encontrei o FontSpace:



Estão lá diversos tipos de letra, eu preferi o Font by Aioku:

Este tipo de letra deverá ser instalado no vosso PC!

De seguida fui buscar texturas para 'encher' as letras. Escolhi esta que tem logo três embutidas:


 Agora mais algumas imagens para o compor o meu logo:



Agora deitar mãos efetivamente à criação do Logótipo. 
Para isto utilizarei o programa GIMP (programa gratuito de edição de imagem):


No GIMP abro todas as imagens acima como camadas:

(Ficheiro - Abrir como Camadas...)

E adiciono texto, neste caso 'paraSHOOTER', ficando com mais duas camadas no separador de camadas do GIMP (à direita):



As ferramentas mais importantes que utilizo no GIMP são:

-Seleção múltipla de cor:
 -Duplicar camadas:
-Eliminar camadas:
-Escalar/Alterar tamanho de imagens/camadas:
-Espelhar/Inverter camadas/imagens:



-Mover imagens/camadas:
-Alternar a ordem de camadas/imagens:
-Preencher zonas das imagens/camadas:
-Rodar imagens/camadas:
-Selecionar zonas das imagens/camadas:
-Escrever texto:
-Fundir/Unir camadas no menu (Camadas - Fundir Abaixo).


Após usar todas estas ferramentas e efetuar uns ajustes finais de esbatimento de cor (Filtros - Esbater), alternância e redimensionamento entre camadas chego à minha primeira versão:


E cá está! Assim criei de forma bastante fácil o Logótipo para o meu jogo. 

Partilho aqui o ficheiro xcf do GIMP!

_________
prof-2004

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates