quinta-feira, 9 de junho de 2011

Tutorial 4 - Texturando uma paisagem


Olá novamente!

Hoje e para colocar em prática o que foi aprendido na última mensagem relativa ao UvUnwraping - aplicação de texturas em objectos, irei aplicar uma textura no modelo 3D das montanhas que também já aqui apresentei.


Primeiro, a textura utilizada:


Segundo, o modelo collada (*.dae) para ser importado no blender (file-import):


Com tudo a postos na cena mudamos para a vista UVediting, neste modo a janela principal divide-se em duas, iremos precisar de ambas:


Alteramos para o modo de edição, onde surgem todas faces da montanha, devemos selecciona-las todas - tecla A do teclado até ficar tudo com contorno laranja:







E fazemos o UVUnwrap:


Na janela do lado esquerdo surgem também todas as faces da montanha.
Devemos agora abrir a imagem que queremos aplicar no modelo 3D:


Se, na janela do lado esquerdo e modo objecto, colocarmos o blender para ver as texturas vemos já o resultado final:


Podemos sempre dar mais alguns ajustes, mas deixo isso para vocês praticarem!

Voilá, este será o cenário do meu jogo paraSHOOTER!

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prof-2004

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